Tuesday 4 July 2017

Nutron Trading System


Sistema Integrado Neutron (Salon and Spa Management) O Sistema Integrado de Neutron para Spa e Serviço de Salão inclui todas as capacidades de um Sistema de Pontos de Venda com funcionalidades de spa e salão construídas em cima dele. Com recursos abrangentes do sistema de pontos de venda, sistema de relatórios, gerenciamento de estoque, fidelização de clientes e gerenciamento de recompensas e gerenciamento de pessoal e comissão, você terá todas as suas necessidades integradas em uma solução completa. Características do sistema Gestão de pessoal Inclui monitoramento de tempo e atendimento, classificação de comissão por equipe, compartilhamento de dicas, vendas de pessoal e desempenho e monitoramento de produtividade. As Comissões de Gestão da Comissão podem ser computadas por equipe, por serviço ou com base em uma determinada fórmula e condições. Gerenciamento de agendamento Este recurso permite reservar compromissos de clientes, incluindo reescalonamento de convocação, alertas, cancelamentos e resolução de conflitos de horários. Módulos de manutenção Ganhe o controle total de suas operações usando nossos módulos de manutenção. Todos os arquivos mestre e parâmetros podem ser modificados pelo cliente, como novos produtos, mudanças de preços, descontos e outros, permitindo que as lojas tenham controle total das operações. Alertas de e-mail e SMS Gerencie suas operações mais facilmente. Estar no controle. Com os alertas de E-mail e SMS com Sistemas Integrados Neutron, os proprietários poderão verificar as vendas em tempo real, mantendo-os sempre informados e informados. Os alertas SMS e os e-mails também podem ser utilizados para fins de marketing e lembretes de clientes, como compromissos e horários, etc. Rápido e fácil de aprender Com uma interface amigável e fluxo de operação simples com menos batidas de teclas, o treinamento de funcionários e funcionários pode ser feito em Um encaixe. Gerenciamento de inventário Acompanhe seus produtos consumíveis com nosso gerenciamento de inventário interno, bem como o uso do produto em um serviço de salão ou spa prestado. Relatórios extensivos Faça decisões empresariais mais inteligentes com relatórios abrangentes do NIS que o ajudam a transformar seus dados em informações acionáveis. Se você precisa de um relatório de vendas diário simples ou uma análise mais complexa e aprofundada, o NIS entrega os relatórios que você precisa. Programas de membros e lealdade e recompensas Esperamos atrair mais negócios de seus melhores clientes com ferramentas de fidelização de clientes e sistema de recompensas que lhe permitam rastrear o uso do cliente, criar programas e promoções de marketing, recompensar recompensas e gerenciar descontos com base nas compras dos clientes. Segurança e Integridade de Dados Além de seus recursos ricos, o NIS oferece segurança apertada através de sua extensa proteção por senha e definição de restrição de usuário para cada função, juntamente com seu recurso de registro de trilha de auditoria. Esses recursos também são construídos com a integridade dos dados em mente, de modo a não arriscar a precisão da informação em funcionalidades legais. Sistema de gerenciamento de filiais e consolidação de dados O nosso BMS permite gerenciar suas lojas e consolidar relatórios na sede da sua empresa. Mudanças de preços, novos produtos e outros arquivos mestres podem ser feitos a partir da sede e enviados para todas as lojas em tempo real. Outros recursos de ponto de venda oferecem múltiplas propostas. Aceita ampla gama de métodos de pagamento de dinheiro, cartões de crédito, cheques de presente, caixas eletrônicos, SMAC (SM Advantage Card) e outras formas de pagamento. Descontos promocionais (tempo e data descontos desencadeados adequados para promoções como Happy Hour, etc.). Descontos programáveis ​​BIR-Compliant Senior Citizen Discounts Asian Character Support (por exemplo, caracteres chineses). Transações Diplomat. Aceita transações diplomáticas (não-viáveis). Substituição de preço da responsabilidade do caixa Abra o item de preço void, Void TransactionSlideshare usa cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho e para lhe fornecer publicidade relevante. Se continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies neste site. Veja o nosso Contrato de Usuário e Política de Privacidade. O Slideshare usa cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho, e fornecer publicidade relevante. Se continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies neste site. Consulte nossa Política de Privacidade e Contrato de Usuário para obter detalhes. Explore todos os seus tópicos favoritos no aplicativo SlideShare Obtenha o aplicativo SlideShare para Salvar para mais tarde, mesmo em off-line Continuar para o site móvel Fazer o upload de login Inscrever-se Duplo toque para diminuir o zoom Neutron Systems Trading (NST) Compartilhe este SlideShare LinkedIn Corporação cópia 20172013 FINANCIALS INGRESSO DE STAKEHOLDER O JSE39s A política de equidade no emprego visa erradicar todas as formas de discriminação e criar oportunidades para todos os colaboradores, com especial ênfase no perfil demográfico da empresa. O JSE melhorou seu status de capacitação econômica negra (BEE) auditada do Nível 5160 (2011) para um Nível 4160 (2012), alcançando assim um dos objetivos do scorecard corporativo 2013. Isso foi verificado por um agente credenciado do Sistema Nacional de Credenciamento Sul-Africano (SANAS) em outubro de 1602013, sob o Código da Carta do Setor Financeiro (FSC), publicado sob a Seção 1609 da Lei de Baixa Economia Econômica Negra (BBBEE). Mais informações estão disponíveis no relatório anual integrado. Rotação de pessoal e recrutamento O volume de negócios do pessoal da JSE39 para 2013 foi de 10,14. Das cessações de emprego em 2013, 44 foram devidas a demissões, três a despedimentos e uma à reforma. Treinamento e desenvolvimento O JSE está empenhado em apoiar o desenvolvimento de suas pessoas e atrair, desenvolver e manter os melhores talentos e habilidades. O JSE promove uma cultura de aprendizagem entre seus funcionários, pois depende de seus conhecimentos e habilidades para oferecer o melhor serviço aos seus clientes e partes interessadas. A política de aprendizagem e desenvolvimento fornece orientações dentro das quais todos os funcionários da JSE podem desenvolver as competências necessárias para o crescimento empresarial e individual, inclusive através de cursos patrocinados pela JSE. Em 2013, o JSE gastou R4,3 milhões (2012: R4,8 milhões) em treinamento e desenvolvimento, incluindo cursos patrocinados pela JSE. O JSE também possui um programa formal de mentoria interno destinado a desenvolver as capacidades dos funcionários39 para atender às futuras necessidades do negócio e facilitar a transformação. Doze mentores e mentores completaram o programa em 2013. Os principais objetivos e propósitos do programa são: apoiar o desenvolvimento contínuo de pessoal e de gestão, enraizar a cultura organizacional e os valores fundamentais permitem ao JSE desenvolver e reter pessoas excelentes e garantir que o JSE se torne um Organização de aprendizagem. Saúde e bem-estar O JSE possui vários serviços para melhorar a saúde e a segurança dos funcionários e fornecer sinais de alerta precoce de acordo com os padrões internacionais para a construção de infra-estrutura e garantir a segurança. A Bolsa adere à Lei de Saúde e Segurança no Trabalho, de 1993, e os regulamentos relevantes. As questões de segurança são da responsabilidade da equipe de gerenciamento de edifícios, que reporta ao Secretário da Companhia do Grupo, um membro da administração executiva da JSE. Não houve multas, acidentes ou outros incidentes sociais significativos no período de revisão. Também foi realizada uma avaliação do risco ambiental de acordo com os requisitos de segurança e saúde ocupacional do JSE. Esta avaliação destacou as áreas de melhoria na estrutura e abordagem do JSE, bem como melhorias específicas do ponto-ponto com base em inspeções do site. Muitas das melhorias físicas específicas foram efetuadas desde a revisão. As áreas restantes estão sendo abordadas através de um foco renovado em certos elementos de risco e mudanças em áreas responsáveis. O JSE compromete-se a criar e manter um ambiente livre de todas as formas de discriminação injusta, incluindo a discriminação contra pessoas vivendo com HIV / AIDS e outras doenças que ameaçam a vida. O JSE reconhece que a epidemia de HIVAids afetará seu local de trabalho. Tem uma política em vigor para fornecer diretrizes para lidar com essa pandemia. O JSE possui um programa de bem-estar, que inclui um Programa de Assistência aos Funcionários (EAP) que oferece apoio aos funcionários e suas famílias imediatas. O EAP é operado por uma organização externa independente chamada ICAS e está disponível em uma variedade de questões 24 horas por dia, 365 dias por ano. O programa ajuda os funcionários e suas famílias a lidar com situações cotidianas e preocupações mais graves anonimamente e confidencialmente. Um comitê O JSE Voice foi estabelecido para implementar as melhorias necessárias para atender às necessidades específicas dos funcionários e da organização. Os objetivos do programa de bem-estar dos funcionários são melhorar a saúde geral e bem-estar, produtividade, colaboração, moral e atitude. 5. Potenciais funcionários O JSE pretende ser um empregador de escolha, envolvendo-se com possíveis empregados de várias maneiras. Indiretamente, ele faz isso através de seu relatório anual, o site JSE, declarações do SENS, artigos na mídia e a revista JSE. Diretamente, envolve entrevistas, referências de funcionários, agências de emprego e recrutamento eletrônico. A JSE envolve potenciais funcionários sobre a própria Bolsa e suas atividades, bem como políticas relacionadas aos funcionários da JSE, incluindo remuneração, desenvolvimento de pessoas e opções de carreira. Os seguintes sucessos foram alcançados em 2013: melhor comunicação interna. Conversas de liderança introduzidas para melhorar os canais de comunicação entre a alta administração e o executivo. Melhor gerenciamento de desempenho. Capacidade aprimorada de funcionários39 para gerenciar e se adaptar às mudanças. As intervenções que abordam o gerenciamento de mudanças começaram e continuarão em 2014. 6. Fornecedores160 Os fornecedores são selecionados aplicando o processo de seleção de fornecedor JSE apropriado conforme definido no processo de seleção JSE. Este processo de melhor prática alinhada visa garantir que o serviço ou o produto apropriado seja obtido no preço certo. Esse processo é então suportado por contratação formal, garantindo que os termos adequados e os níveis de serviço estão em vigor. O processo de aprovação e pagamento financeiro do fornecedor aos fornecedores é rigorosamente controlado e supervisionado pelo departamento de compras. Uma política de compras orienta práticas apropriadas de aquisição para o JSE. Os fornecedores são gerenciados de acordo com os níveis de serviço contratualmente definidos, adequados ao tipo de produto ou serviço fornecido e o desempenho é medido através de reuniões de nível de serviço formal e fóruns periódicos. Os principais fornecedores são especialmente gerenciados de perto, não apenas em nível de serviço, mas também em um nível estratégico para garantir uma continuidade adequada para o JSE. O JSE tem uma série de parceiros que são estratégicos para o negócio e reconhecemos a importância de seus serviços para o funcionamento efetivo e eficiente do160JSE. 7. Governo nacional e local160 O envolvimento do JSE39 com autoridades governamentais ocorre principalmente em um nível executivo. As respostas regulatórias nos principais mercados de concorrentes globais da JSE39, incluindo em relação ao aumento da transparência e ao regulamento para locais de execução alternativos e produtos de balcão (OTC), têm implicações diretas para a África do Sul e a JSE. Isso também se aplica à orientação política final do Tesouro Nacional em relação à implementação da mudança para a regulamentação prudencial e em relação ao desenvolvimento dos mercados spot e de taxa de juros derivada. O JSE não só participa nos debates, mas também toma as medidas necessárias para implementar estratégias para melhor posicionar a JSE uma vez que as orientações políticas são claras. 8. Regulador JSE O JSE está regulado pela Lei de Mercados Financeiros (FMA), nº 19 de 2012, pelo Conselho de Serviços Financeiros (FSB). O FSB é a autoridade reguladora encarregada de garantir que a JSE opera seus mercados de valores mobiliários de interesse público e de acordo com a legislação que rege o funcionamento de uma troca na África do Sul. O FSB é convidado a participar de todas as reuniões do comitê da Diretoria e do Conselho. A divisão do Regulamento da Emissora interage com o FSB das seguintes maneiras: O FSB tem um assento permanente no Comitê Consultivo do Regulamento da Emissora da JSE39 e no Comitê de Derivados de Taxas de Juros e Juros. Através destes comitês, o FSB participa ativamente no processo de consulta quando as mudanças estão sendo propostas aos Requisitos de Listagens A JSE regularmente se reúne com o FSB para informá-lo de novos desenvolvimentos e projetos que as equipes estão desenvolvendo. Isso inclui mudanças nas regras propostas e também a inclusão de novos produtos O FSB é convidado para as reuniões do Comitê de Supervisão da Organização Autônoma (SRO), onde as atividades do SSE da JSE39 são discutidas e avaliadas e o JSE regularmente se reúne com o FSB para discutir assuntos relacionados Para a seção 81 da FMA. Esta disposição trata de declarações falsas e enganosas. Até à data, o FSB recebeu a mais alta posição da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO). A África do Sul é um dos apenas 36 países que conseguiram garantir um memorando de entendimento multilateral (MOU) com outros mercados desenvolvidos. Isso permite ao FSB a opção de cooperação transfronteiriça e troca de informações com outros mercados de valores mobiliários. 9. Painéis e associações externas Existem muitos outros atores da indústria, tanto domésticos como internacionais, com os quais a JSE interage regularmente: o Conselho Consultivo de Mercados Financeiros (FMAB), o Painel de Regulamentação de Valores Mobiliários, o King Committee, Business Unity South Africa (BUSA) , Liderança Empresarial da África do Sul (BLSA), a Federação Mundial de Intercâmbios (WFE), o Comitê das Bolsas de Valores da SADC (COSSE) e vários grupos de comissões da indústria. Com especial destaque para o ambiente de negócios, o JSE apoia as seguintes iniciativas: Instituto de Secretárias Contratadas160 e Administradores (R47160170) Este patrocínio destina-se a incentivar a excelência na produção de relatórios anuais para promover divulgações transparentes e abrangentes para as partes interessadas. Este é um aspecto importante para a divisão de Serviços de Emissores da JSErsquos, que monitora a conformidade com as obrigações constantes da empresa listada em termos de atender aos Requisitos das Aquisições. Instituto de Diretores (IoD) 160 (R50160000) O Diretor JSErsquos de Regulamento da Emissora é vice-presidente do IoD. O envolvimento da JSErsquos visa elevar os padrões exigidos aos diretores em empresas sul-africanas. Liderança Empresarial South160Africa (R235160400) Liderança Empresarial A África do Sul (BLSA) é uma associação independente de CEOs, cadeiras e grandes investidores multinacionais na África do Sul. A BLSA tem como objetivo liderar questões econômicas e sociais de importância nacional e facilitar o diálogo comercial com o governo. Mais informações estão disponíveis no businessleadership. org. zavision-and-missionindex. html. Nepad Business Foundation160 (R50160700) O diretor JSErsquos de Governo e Assuntos Internacionais é um diretor do Nepad Business Foundation (NBF), cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do setor privado no continente africano na busca do ideal Nepad De extrema pobreza. Nepad é uma iniciativa da União Africana. Atualmente, o NBF está envolvido com: A TransFarm África projeta projetos de água (realizados em conjunto com o Fórum Econômico Mundial) e programas de desenvolvimento de liderança que levam pequenos agricultores ao mercado nos projetos de água de Malawi, Moçambique e Zâmbia (realizados em conjunto com o Mundo Fórum Econômico e Departamento de Águas da SA) e Desenvolvimento de Projetos de Infra-estrutura. Participação das partes interessadas através dos comitês consultivos da JSE Através dos comitês consultivos da JSE39, as partes interessadas podem discutir e influenciar a atividade da JSE, incluindo a negociação em todos os mercados, compensação e liquidação, índices e Requisitos de alocações. Os comitês consideram e assessoram em princípios e assuntos operacionais e, quando apropriado, propõem alterações às Regras, Diretrizes e Requisitos de JSE da JSE. A nomeação de todos os membros do comitê consultivo é aprovada pelo Conselho JSE para garantir a combinação correta de partes interessadas da indústria e representação do JSE. Os mandatos também são aprovados pelo The160Board. Comitê Consultivo Safcom O objetivo principal do comitê é aconselhar o JSE em todos os elementos das operações da Safcom e fornecer orientações para o conselho da Safcom sobre como essas mudanças devem ser implementadas e seu impacto. O comitê também analisa as alterações propostas às Regras e diretrizes da JSE relativas à compensação e liquidação de derivativos. O comitê normalmente se reúne pelo menos uma vez por trimestre, mas podem ser solicitadas reuniões mais regulares à medida que as questões surjam. O representante da JSE responsável pela gestão geral do Safcom (o Diretor Responsável) preside a sessão e é responsável por estabelecer a agenda para cada reunião. As questões de interesse são apresentadas ao Conselho para debate, e todas as discussões e decisões são devidamente anotadas e registradas. Quando necessário, são apresentadas recomendações formais, seja ao Comitê de Riscos de Safcom ou diretamente ao Conselho. Quatro reuniões do Comitê Consultivo Safcom foram realizadas em 160613. Desenvolvimentos materiais para o Comitê Consultivo Safcom em 2013. Validação do modelo Safcom e back-testing: um exercício independente de testes e confirmação foi concluído em janeiro de 2013, com foco nos modelos de testes de estresse e de segurança da Safcom39, bem como sua metodologia padrão de quantificação de fundos . Os resultados deste processo foram submetidos ao FSB, que declarou sua satisfação com o processo e os resultados. O back-testing foi operacionalizado internamente pela equipe de Gerenciamento de Riscos do JSE39s. Gerenciamento de procedimentos padrão do Safcom: como parte das atividades em curso para manter sua conformidade com a IOSCO, a Safcom apresentou um quadro formal processual para a gestão de inadimplência no mercado local de derivativos. Esses procedimentos foram testados durante o ano (primeiro internamente e depois em conjunto com o mercado), antes de serem formalizados no terceiro trimestre de 2013. Linhas de liquidez Safcom: Como parte da avaliação da conformidade da IOSCO da Safcom39, o FSB destacou a Precisa do Safcom para garantir o suporte externo de liquidez para ser usado em tempos de dificuldade no mercado. Grande parte de 2013 foi gasto colocando essas linhas de liquidez no local, começando por uma análise quantitativa da exposição à liquidez da Safcom39, a negociação das linhas de liquidez exigidas com os bancos comerciais locais e, finalmente, a implementação de mudanças no livro de regras do JSE39 para facilitar o uso de As novas linhas de liquidez. Esperava-se que as linhas estejam em vigor até o final de dezembro de 2001, em janeiro de 1602014. Metodologia de margem Safcom: em 2012, a Safcom realizou uma revisão de sua metodologia de margem que culminou em uma proposta de compensação de margem de portfólio. As restrições do sistema levaram a que isso não tenha sido implementado em 2013. Em vez disso, foi aceito um plano para revisar os insumos para a metodologia J-SPAN atual. A primeira fase desta revisão foi aprovada no quarto trimestre de 2013 e deve ser implementada no primeiro trimestre de 2014. Espera-se que as fases restantes estejam concluídas até o final do terceiro trimestre de 1602014. Fundo padrão do Safcom: em um esforço para fortalecer a gestão do risco no espaço de derivativos, a Safcom realizou o estabelecimento de um novo fundo padrão (independente de qualquer fundo de garantia previamente estabelecido). O comitê estava intimamente envolvido em discussões sobre o dimensionamento e operacionalização do fundo. Isto deu início a uma série de aprimoramentos, implementados em 2013. Reconhecimento da SafMA da Safcom: em 2013, a Safcom foi obrigada a buscar o reconhecimento da Autoridade Européia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA), para permitir que continuasse a prestar serviços aos membros de compensação locais que eram Seja sucursais ou subsidiárias de holdings registadas na Europa. Em Setembro, foi apresentado um pedido formal ao regulador europeu, cujo resultado deve ser concluído no novo ano. Atualmente, o comitê é presidido por Leila Fourie, diretora: Serviços pós-venda. O Comitê Consultivo da África Durante o decorrer de 2013, a JSE trabalhou no estabelecimento de sua presença em países alvo do continente. O Comitê Consultivo de África esteve intimamente envolvido com esse processo. Para facilitar o acesso de JSE a outras partes interessadas do mercado africano. Para aconselhar o JSE sobre novas oportunidades de listagem para o Main Board, AltX e o Mercado de Taxas de Juros. Teleconferências regulares com membros da comissão para se manterem a par dos desenvolvimentos em outros mercados africanos. Assistência e aconselhamento sobre eventos e reuniões nacionais. O foco principal para o JSE este ano tem sido estabelecer e conhecer no mercado nigeriano. Numerosas viagens foram realizadas. O compromisso durante essas viagens foi com a Bolsa de Valores da Nigéria, com as partes interessadas no mercado e com os emissores. O JSE apresentou vários fóruns, abordando questões como a governança corporativa e a regulamentação dos mercados de ações. Recentemente, a equipe da JSE visitou o Quênia e se comprometeu com o Nairobi Securities Exchange, bem como com várias outras partes interessadas no mercado do Quênia. A equipe da JSE participou de conferências trimestrais com o Comitê Consultivo da África. Essas discussões abrangem as macroeconomias dos países alvo, a regulamentação e a legislação e outros assuntos de interesse. O conselho e participação ativa do comitê tem sido de grande valor durante 2013. Os membros do comitê têm um profundo conhecimento de seus mercados e das partes interessadas ativas nesses mercados. O Desenvolvimento de Negócios continuará a solicitar aconselhamento do Comitê Consultivo de África e a equipe de Desenvolvimento de Negócios continua a manter contato com o presidente do comitê, Nathan Mintah. Comitê Consultivo sobre Derivados Agrícolas Discutir e aconselhar sobre questões pertinentes aos produtos agrícolas negociados no mercado de derivativos de commodities. Em muitos casos, isso envolve questões que se estendem ao mercado físico de grãos, como armazenamento e classificação. Aguarde-se para garantir uma ampla consulta sobre temas relevantes com os participantes do mercado representantes da indústria agrícola e membros registrados, que fornecem feedback em nome de seus clientes. A gestão executiva da JSE continua a ser o decisor final, se o comitê não puder chegar a acordo sobre qualquer item discutido. As reuniões estão agendadas a cada dois meses, mas o comitê se reúne apenas quando necessário. O comitê se reuniu cinco vezes em 2013. Desenvolvimentos materiais para o Comitê Consultivo de Derivados Agrícolas em 2013: Discutiu uma proposta de Grão da África do Sul para alterar as especificações do contrato de trigo, removendo essencialmente os pontos de entrega do Cabo Ocidental do contrato Randfontein e criando um contrato separado para O Cabo sem diferenciais. Após uma extensa consulta e uma consideração cuidadosa, o 160JSE decidiu manter o status quo. Discutiu uma série de itens relacionados à tecnologia, incluindo o aumento no comércio de alta freqüência. Discutido e concordou em alterar o processo de mercado de mercado futuro para incluir relacionamentos de propaganda do calendário. Apoio à introdução de contratos de compra de mercadorias bem como a futuros de quanto. A possibilidade de um contrato de farinha de soja e petróleo também foi discutida. Além de discutir esses novos produtos, o comitê também oferece suporte a novas opções de corte de curta duração, um mini-contrato de 10 toneladas para permitir que produtores menores acessem os instrumentos disponíveis e os contratos de cereais da Zâmbia. Mover o mercado para uma cotação anônima também foi debatido por completo. Em essência, isso significaria que os códigos de membros não seriam mais visíveis na janela de profundidade. Após extensas consultas com os membros, o JSE decidiu não alterar o modelo, pois os benefícios limitados para fazer a mudança para o comércio anônimo foram destacados. Os regulamentos de classificação de sementes de girassol foram discutidos e o apoio foi concedido para se mover para uma base limpa a partir da nova temporada de comercialização. Um relatório do compromisso dos comerciantes, semelhante ao dos EUA, foi discutido extensivamente. Finalmente, foram acordados critérios mínimos específicos para o número de participantes em cada categoria e o tamanho das posições. Uma vez que esses critérios mínimos sejam atendidos, o JSE começará a publicar esse relatório. Foi discutida uma metodologia para orientar os negócios de erros de resolução relatados ao JSE. O comitê forneceu insumos nos limiares e critérios para negociações que se qualificariam como negócios de erros, com a intenção de que isso fosse implementado em todos os mercados de derivativos. Em 2013, o comitê foi presidido por Chris Sturgess, Diretor: Derivados de commodities. Comitê Consultivo em Derivados em Moeda Estrutura e aprimora o mercado de derivativos de divisas da JSE39 em benefício dos maiores mercados financeiros. O comitê confirma concordar com uma abordagem, que é apresentada ao gerenciamento executivo da JSE para discussão. Se necessário, quaisquer questões não resolvidas são levadas ao gerenciamento executivo da JSE para novos comentários e, quando necessário, discutidas com o FSB. As reuniões são organizadas trimestralmente e ad hoc conforme e quando necessário. O comitê se reuniu duas vezes em 2013. Desenvolvimentos materiais para o Comitê Consultivo em Derivativos de Moedas em 2013: o contrato da Super Derivatives para fornecer desvios de opções e avaliações foi revisado. O Exchange investigou e pesquisou fornecedores alternativos e concluiu que Super Derivatives foi a fonte mais apropriada. Depois de receber inúmeros pedidos dos participantes do Mercado de Derivados de Moedas, foi acordado que a Bolsa divulgaria os preços de fixação de pontos de câmbio monetários às 11:00 horas da África do Sul e às 10:00 horas de Nova York (16:00 ou 17:00 hora de SA). Após um pedido da unidade de planos de investimentos coletivos (CIS) confiar para se envolver mais no Mercado de Dívidas de Moedas, um requisito para uma fixação precoce de preços futuros foi levantado. Foi acordado que a Bolsa divulgará um segundo preço de fixação do futuro de moeda em moeda nacional às 15:00 horas da África do Sul. Bloomberg e Thomson Reuters estão no processo de fazer alterações no sistema para permitir que as avaliações antecipadas acima sejam exibidas em suas respectivas páginas de derivativos de moeda. O modelo de cobrança de derivativos de moeda foi revisado e as mudanças foram implementadas em julho de 2013. As escalas deslizantes para futuros e opções foram alteradas. Os incentivos de desconto do incentivo ao desconto, os incentivos ao desconto e os incentivos de desconto na divisão de mercado foram mantidos. Numerosos pedidos foram recebidos para inverter o iene japonês, como normalmente é negociado no inverso, ou seja, ZARJPY, mas os mercados de derivativos funcionam opostos e isso é confuso para o mercado geral. O JPYZAR foi aprovado pelo SARB e posteriormente listado no Mercado de Moedas. A página de futuros de moeda composta foi criada em Bloomberg e Reuters. Os clientes agora têm acesso a preços futuros de moeda ao vivo para os pares de moedas listados em um local central e fácil de usar. O contrato chinês não entregue no yuan foi recusado e substituído pelo contrato chinês renminbi entregue em maio de 2013. O Índice RAIN foi revisado pelo comitê e a nova ponderação foi suspensa enquanto aguardava pesquisas futuras. Quando os descontos mensais são calculados, as negociações que estão incluídas nas estatísticas, mas não cobradas, são levadas em consideração ao calcular o valor dos descontos mensais. Todos os membros foram informados e o impacto nos descontos de cada membro foi analisado e fornecido a eles. A partir de 1 de dezembro de 2013, os negócios não estão mais incluídos no cálculo. O contrato quanto euro USD foi aprovado pelo SARB e listado em 25 de novembro de 2013. Na sequência das reuniões de consultoria de 2012, a Bolsa propôs que a regra relativa à negociação de empréstimos nos EUA com um tamanho mínimo de 201 contratos fora da tela fosse reduzida Para 100 contratos. Este é atualmente com o comitê para comentar. O comitê é presidido por Graham Smale, Diretor: Bond e Derivados Financeiros. O Comitê Consultivo de Derivativos de Patrimônio assegura comunicação estratégica e concordância entre os participantes do mercado JSE e Derivativo de Patrimônio Líquido (ED) para assegurar um mercado de derivativos de ações eficiente e transparente com verdadeira descoberta de preços e melhor execução. Crie um fórum onde os relacionamentos sejam construídos entre o JSE e os participantes do mercado para expandir o mercado ED em conjunto no interesse do mercado sul-africano de derivativos como um todo. Foram realizadas quatro reuniões em 2013. Desenvolvimentos materiais para o Comitê Consultivo de Derivativos de Patrimônio Líquido em 2013: A estabilidade e as questões técnicas experimentadas no Mercado de Derivados de Patrimônio Líder foram um tópico consistente durante a maioria das reuniões do Comitê Consultivo sobre Derivados de Patrimônio Líquido. O JSE usou as reuniões para fornecer feedback sobre incidentes do sistema e reunir informações sobre sugestões para estabilizar o sistema de negociação. O comitê aprovou a proposta de substituição do Nutron Trading System por uma solução da Millennium IT (o fornecedor do sistema de negociação atualmente utilizado pelo mercado de ações JSE39s). Este projeto foi expandido mais tarde, não só para atualizar o sistema de negociação, mas também para atualizar o sistema pós-comercialização e limpeza. Para que especialistas envolvidos em discussões e decisões estratégicas detalhadas dos produtos, foram criados dois subcomités para o Comitê Consultivo em Derivados de Patrimônio Líquido. O feedback dos subcomités foi fornecido e discutido durante as reuniões do Comitê Consultivo sobre Derivativos de Patrimônio Líquido: os comerciantes do Subcomitê Consultivo de Opções neste produto especializado não estão bem representados no principal Comitê Consultivo de Derivados de Patrimônio. O subcomité foi utilizado para acordar mudanças estruturais do produto com o mercado para melhorar a liquidez das opções listadas no JSE. As principais decisões incluíram: aumentar a transparência das volatilidades negociadas, alterar as alocações aleatórias de exercicios de opção para alocações pró-rata e melhorar o processo de marcação a mercado das opções diárias. Também foi introduzido um fabricante de mercado comprometido para a negociação de opções na tela. CFD Advisory Sub-Committee Este novo produto foi lançado pelo JSE durante 2013. Ele viu o JSE usando uma abordagem mais colaborativa para projetar e implementar o produto, que exigiu a participação de participantes do mercado. As reuniões dos subcomités foram utilizadas para coproduzir todos os aspectos desse novo produto. Uma proposta para a introdução de uma regra de cancelamento comercial e uma diretriz para transações de erro foi apresentada à comissão para a entrada. A regra final e as mudanças diretivas serão implementadas durante o ano de 2014. Os comentários sobre os seguintes produtos e iniciativas para melhorar esses produtos também foram fornecidos nas reuniões do Comitê Consultivo sobre Derivativos de Patrimônio Líquido: conjunto de produtos Can-do, derivativos internacionais (IDX), único neutro em dividendos - Futuros de estoque e produtos MSCI. Este ano, houve uma colaboração muito maior entre os JSE39s Equity Derivative e Equity Markets. O feedback sobre iniciativas nos vários mercados foi fornecido nas reuniões do comitê consultivo. Os comentários do Equity Market no Equity Derivatives Advisory Committee incluíram: informações sobre o novo modelo de faturamento do mercado de ações, co-localização e iniciativas de negociação de alta freqüência. Prevê-se que as reuniões do Comitê Consultivo de Derivativos de Patrimônio Líquido de 2014 se concentrarão na melhoria do modelo de qualidade de mercado e na cobrança. O comitê é presidido por Graham Smale, Diretor: Bond e Derivados Financeiros. Equities Trading Advisory Committee Consider and advise on principle and operational matters relating to equity trading. Propose amendments to the JSE Rules and directives governing equity trading. The committee makes recommendations to the JSE executive on the basis of reasonable consensus. Where reasonable consensus on any issue considered by the committee cannot be reached, the conflicting views on the issue in question are referred to the JSE executive or, where appropriate, to the JSE Board for determination. Meetings are held quarterly. The committee met four times in 2013. Material developmentshighlights for the Equities Trading Advisory Committee in 2013: Billing model review. Trading transaction fees are now charged at 0.0053 of value traded and not per trade leg. This new methodology was implemented on 30 September 2013. Equity Market systems upgrade. This was implemented on 11 November 2013. Two new trading sessions were introduced: Closing price publication (CPP) session. This session facilitates the publication of the official closing price. Closing price cross (CPX) session. This session facilitates on-book continuous trading, after the closing auction, at the published closing price, for five minutes. This functionality is enabled for ZA01 only as a pilot phase. Colocation services. The JSE will be launching this offering with an initial build of 35 client racks, but can only accommodate 20 racks on go-live. There will be a two-month grace period before the next batch of clients can go live, with monthly take-on thereafter. The proposed go-live for co-location is the second quarter of 2014 and clients can commence installation of their infrastructure from end-February 2014. Review of the block trade (BT) rules. The JSE recognises that the block trade size requirements have not been revised since 2002. As trade sizes have decreased globally and value traded has increased substantially, it was agreed that the minimum size requirements for a block trade should be based on the average daily volume of a security. This revised rule should become effective in the first quarter of 2014. For more information, visit the Equity Market bulletin board on the JSE extranet: jse. co. zaExtranetEquity-Bulletin-Board. aspx The committee is chaired by Leanne Parsons, Director: Equity Market. FTSEJSE Advisory Committee Consider and advise on principles and operational matters relating to and proposed amendments to the ground rules governing the management of the FTSEJSE Africa Index Series and the FTSEJSE All Africa Index Series. Ensure that best practice is used in the construction and management of the index series. Review the selection methodology for constituent companies and the treatment of securities within the FTSEJSE Africa Index Series and may make recommendations arising from this review to FTSE and the JSE. The committee was set up by FTSE and the JSE. The committee operates independently of FTSE and the JSE, subject to the committee acting within its constitution and terms of reference. FTSE and the JSE will use their reasonable endeavours to implement the decisions of the committee regarding the operation of the FTSEJSE Africa Index Series. The committee met four times in 2013. Material developmentshighlights for the FTSEJSE Advisory160Committee in 2013: All corporate actions with major impact on the index series were discussed in the context of their conformance to the ground rules. All technical outages impacting the index series were discussed in terms of their impact on the index series. Amendments and improvements were made to the FTSEJSE ground rules document. Some end-of-day product modifications were made. A change in the index free float methodology was smoothly implemented in March 2013, whereby constituent free float changed from a banded to an actual basis. A change to the methodology used for the shareholder weighted indices (SWIX) was smoothly implemented in March 2013, whereby the free float calculation changed from nationality to a register location basis. The membership of the committee, which operates differently from the other advisory committees as it is created under the JSE39s joint venture with FTSE, is intended to be representative of the users of the FTSEJSE Africa Index Series and should consist of representatives from domestic and international investors and investment banks as well as domestic and international actuaries. The committee is chaired by Francois Oosthuizen, Sanlam. Bond and Interest Rate Derivatives Committee The separate Bond and Interest Rate Derivatives (IR) committees were merged into a single committee in 2012. This was done because of the commonality of market participants and linkages between the product sets. Create and be responsible for the secondary market trading of a diverse set of products, across the cash, repocarry and derivatives markets. The committee is to be able to canvass and converse with the members of the market about: amendments to trading and settlement rules. the development of new products. fees and changes to the billing model. subjects appropriate to the general evolution of the market, for example: pre - and post-trade transparency. electronic vs. reported trading. clearing (this is more specifically covered in the Safcom Risk Committee meetings, but aspects of clearing may have a direct relationship to trading). Endeavour to achieve reasonable consensus on topics of discussion. Where this is not possible, depending on the nature of the lack of consensus, it may be necessary to poll a wider set of opinions across the market or to refer the matter to the JSE executive management or the JSE Board for further consideration. Deliberations and decisions by the committee are not binding on the JSE, which retains full discretion as to whether to implement or go against a decision of the committee. In doing so, the JSE will take into account its regulatory duty to include the interests of the market as a whole and not only the interests as represented at the committees. The committee met only once in 2013. This is less regular than normal because the discussion surrounding the electronic trading platform, which had previously been held through the Bond Advisory Committee, was externalised to a committee formed by National Treasury to address this issue. All follow-up meetings regarding this issue have now taken place at National Treasury. Material developments and highlights of the Bond and Interest Rate Derivatives Committee in 2013: An amendment to the mark-to-market (MTM) valuation rules was requested. The most recent set of MTM rules was put in place in 2005 and has not since been updated. The new MTM valuation strategy will target increasing the amount of data used in determining MTM valuations. Currently, MTMs are revalued very rarely (especially for corporate debt). By increasing the data set, the hope is to improve the stale MTM pricing. Since the advisory committee meeting, the MTM rules have been amended and agreed upon. It was raised that, with the daily turnover reports distributed to the market, it is possible (in certain scenarios) to identify who actioned certain trades. It was agreed that transparency is key in the market, but this is about quotwhatquot traded and not quotwhoquot traded. Following this, the JSE has implemented new turnover reports, whereby members can no longer identify who actioned trades. It was queried whether or not inter-dealer brokers (IDBs) can trade bond futures, given that there is currently an unwritten rule that IDBs should not deal directly with any buy-side clients (with regard to spot bond trading). Given that bond futures are a separate product, it was agreed that IBDs are allowed to trade bond futures. The committee is chaired by Graham Smale, Director: Bond and Financial Derivatives. Issuer Regulation Advisory Committee To consider and advise on proposed amendments to the JSE Listings Requirements. To consider objections and appeals in relation to the Listings Requirements. Make recommendations to the JSE on the basis of reasonable consensus. Where reasonable consensus cannot be reached on any issue considered by the committee, the conflicting views on the issue in question shall be referred to the Issuer Regulation executive management or, where appropriate, to the Board for determination. Individual members of the committee may be requested to: assist the Issuer Regulation division in an advisory capacity assist the Issuer Regulation division with objections from relevant parties or serve on the Issuer Regulation Appeal Committee. Meetings are arranged as and when required. The committee met formally during the year on 18160October 2013 about proposed changes to the Listings Requirements. Members are consulted on an ad hoc basis on many matters. In view of the Issuer Regulation division39s regulatory responsibility for the debt market, it also has a separate Debt Issuer Advisory Committee with a similar mandate. Both committees are chaired by John Burke, Director: Issuer Regulation. JSE SRI Index Advisory Committee Consider and advise on principle and operational matters relating to and proposed amendments to the ground rules. Ensure that best practice is used in the construction and management of the JSE SRI Index. Review the selection methodology for constituent companies and the treatment of securities in the JSE SRI Index, and may make recommendations arising from this review to the JSE. Consider and advise on introducing new indices to the series. Oversee the annual reviews. Make recommendations to the JSE on the basis of reasonable consensus. The JSE will use its reasonable endeavours to implement the recommendations of the advisory committee regarding the operation of the JSE SRI Index. Where reasonable consensus cannot be reached on any issue considered by the committee, the conflicting views on the issue in question shall be referred to the JSE executive management or, where appropriate, to the Board for determination. The JSE is responsible for the appointment of the members of the JSE SRI Index Advisory Committee. The committee operates independently of the JSE, subject to the committee acting within its terms of reference. Meetings are arranged as and when required. The committee met three times in 2013. Material developmentshighlights for the JSE SRI Advisory Committee in 2013: At the first meeting of the year, the JSE presented the findings from the strategic review conducted during 2012. The committee expressed its support for the proposed strategy and approved the changes for the 2013 annual index review. In September, the committee met with a delegation from the mining sector and the Chamber of Mines in a follow-up discussion to the 2012 decision to preclude the sector from the best performer category for the 2012 SRI Index. The meeting was aimed at discussing the developments in the sector and in individual companies with regard to labour issues following the incidents of 2012. During November, the annual assessment results were presented to the committee for confirmation and then announced publicly. The membership of the committee is intended to be representative of the users of the SRI Index and of the sustainability industry. The committee39s membership therefore includes experts from the sustainability arena, investment professionals, academics and listed companies. The committee also invites the JSE SRI Index data provider to attend. There was one change to the committee membership in January 2013, when the representative from the Government Employees Pension Fund was replaced by a colleague. The committee is chaired by Raymond Ndlovu, Black Elephant Investment Holdings. 10. Community The JSE is committed to making a difference in the lives of South Africans by investing time, effort and money in various initiatives. The JSE also believes that this difference should be sustainable and should ensure that individuals benefit directly through positive and meaningful contributions. In 2013, the JSE began the process of re-assessing its activities in this regard. This culminated in the executive approving a more focused strategy related to our corporate social investment (CSI). The strategy will focus our activities into areas that we believe are relevant to the country in which we operate as well as the business activities of the JSE. These activities may be of broader benefit to society in the manner in which we believe we are best able to make a meaningful contribution. The areas that constitute the JSE39s main focus in this regard are as follows: National priority issues, such as poverty alleviation, job creation, youth and community development etc. as indicated by the National Development Plan and the Financial Sector Codes, among other key policy and development paperslegislation. Strategically aligned causes (areas that relate to the JSE39s business) where the JSE is hence better suited to make meaningful contributions (such as enterprise development and financial literacy). We will also be growing our emphasis on staff participation in CSI initiatives, thereby encouraging active citizenship. The process of re-aligning our CSI spend to mirror the identified priority areas is an ongoing effort and is evolutionary in nature. We continue to priortise our activities, which are focused on education (see the following sections). This is reflected by the significant amount spent on related activities. A summary of these initiatives is shown below: The Adopt-a-School initiative aims to assist schools with few resources. The schools are adopted by stock broking firms, listed companies and other institutions. Schools are given funds to enter the game and to receive daily newspapers and business publications. Financial literacy activities We have not as yet conducted a formal social impact assessment or endeavoured to measure social return on investment, but we believe that the actions we have taken and programmes we have put in place not only demonstrate the JSE39s continued commitment to contributing to a positive impact on communities, but will also enable the achievement or promotion of a number of positive outcomes, including the following: Enhancing the financial literacy of the South African youth Enhancing the South African youth39s understanding of the securities market and its role in wealth generation Equipping the South African youth with some of the financial skills that will assist them in realising employment opportunities andor contributing to and participating in the country39s economy in the future Driving financial literacy in the youth market by educating them about the value of investing and exposing the learnersstudents to the investment fundamentals through the simula ted trading of shares on the JSE and Students will eventually be feeders into the financial sector. Investment education through the curriculum at schools During 2013, the JSE partnered with the South African Reserve Bank (SARB), the Financial Planning Institute, the National Credit Regulator and the KZN Financial Literacy Association to promote the financial literacy of South Africa39s youth. Power Hour sessions and regional public seminars The Retail Development team continues to conduct Power Hour sessions in Durban, Cape Town and Sandton. In these sessions, the audience is provided with knowledge and skills related to investing and with product information. These sessions are also enhanced through webinars, which increase their reach to areas not visited. The regional public seminars are conducted in partnership with JSE divisions and retail broking firms in targeted areas. Adding new initiatives 160 In 2013, a new focus area was initiated, aimed at growing the investor market. As a result of this, a public game (virtual trading game) was introduced to offer a learning opportunity for aspiring investors. The aim of the virtual trading game is: to increase retail investors at the JSE by giving them an opportunity to try their investment skills in a risk-free environment. to influence people to educate themselves by playing this game before they try out investing their hard-earned cash. The virtual trading game gives the participants an opportunity to experience the real market, develop their knowledge of the stock market, test their investment strategies, learn how to keep track of a share portfolio and practice trading in a risk-free environment. The virtual trading game will help participants to acquire investment skills and enable them to trade with real money in the stock market. During 2013, plans were also made to develop learning modules for the public in an effort to enhance learning about the market. These modules will be self-paced and interactive and will enable participants to learn progressively, from basic to intermediate and advanced levels. They will cover all the JSE markets. Another exciting initiative that began in 2013 was the development of a platform to enable stokvels and investment clubs to participate in educational forums aimed at growing their knowledge of investments on the JSE. This important component of the public currently has custody of community savings and presents an opportunity to grow investors on the market. JSE Empowerment Fund (JEF) Trust The JEF Trust provides promising black students with the finance and support to acquire the appropriate qualifications and the opportunity to enter the financial services sector on completion of their university training. Through the dividends received as a result of its shareholding, the JEF Trust is able to provide the financial assistance reflected in the table below and this financial assistance does not affect the JSE39s cash160flow. In 2013, progress was as follows: Community development and healthcare The JSE supports a number of worthy charities over and above our community efforts in education and financial literacy. Each of these address important social and environmental issues. Here we comment on just a few of those: Noah (nurturing Orphans of Aids for Humanity) Noah was a non-profit organisation committed to building the capacity of South African communities to160care for their own children made vulnerable by HIVAids as well as social and economic challenges. Approximately 5 500 children were registered with Noah and received support that ranged from feeding programmes to homework assistance, life skills training, daycare, aftercare and psychosocial services. Unfortunately, owing to a lack of funding, Noah was no longer able to continue operating and ceased its operations during 2013.The JSE continued to support Noah through it39s wind-down process. We are saddened at the closure of Noah but are pleased to have been a part of their tremendous achievements. During the past two years, the JSE and its employees have supported the operations of Noah through generous donations (both in kind and monetary) and sponsorships, such as CEO breakfasts, an annual gala dinner and book breakfasts. JSE employees have also supported the Freedom Park Ark (both while it was under Noah and after it became independent following the closure of Noah) through volunteer work and donations of cash and in kind. In 2013, the JSE began contributing to Afrika Tikkun, which addresses the educational, health and social needs of underprivileged children as they are growing and developing, giving them the opportunity to grow into well rounded adults who are equipped to positively contribute to society. The majority of Afrika Tikkun39s programmes are run though their Centres of Excellence. These facilities act as the hubs that positively affect the lives of underprivileged children and their families through schooling, healthcare, enterprise and skills development, and so on. There are currently six centres spread across the poorest areas of Gauteng and the Western Cape. In Gauteng, there are centres in Diepsloot, Alexandra, Orange Farm and Braampark, and in the Western Cape there are centres in Mfuleni and Delft. Further details on the work done by Afrika Tikkun can be found at afrikatikkun. orgwhat-we-do. UvDTcPmSxh4 . Constituted in 2001 by Sidney Frankel, one of the JSE39s long-term stakeholders, to uplift the Manyeleti villages, the Buffelshoek Trust focuses on two needs of this poverty-stricken, rural community education and healthcare. Located in Mpumalanga, adjacent to the Kruger National Park, this community has been identified as one of twenty-three rural and urban nodes by the South African government. These nodes represent the largest concentrations of poverty in the country. This municipal area has the smallest economy a limited resource base and contributes the least to the district and the provincial GDP. Growth of the agricultural and tourism sectors can make a meaningful contribution to the local economy. The area has great potential in creating economic growth and reducing unemployment. However, resources to initiate such growth are not easily accessible. The trust has contributed significantly toward improving healthcare and education in the community, details of which can be found at buffelshoektrust. co. zaatt. asp . Recent policy changes have introduced more generous levels of assistance. Other sponsorships, donations and contributions The JSE sponsors and donates money to initiatives that it believes directly and indirectly improve the lives of ordinary South Africans and that contribute to constructively advancing the general business environment both in South Africa and on the African continent. In 2013, the JSE invested (R1 million) (2012: R1.3160million) in the following initiatives, among others: Description of initiative Mike Thomson Change a Life Trust (R481 180) The Change a Life Cycle, a fundraising vehicle for the Mike Thomson Change a Life Trust, is committed to raising more than R3160million each year for anti-crime projects through participation in a four-day cycle tour run by Computershare, one of the JSErsquos stakeholders. The aim is to tackle crime at grassroots level, and part of the programme includes youth development in underprivileged areas, as well as a DNA project that promotes the development of the use of DNA evidence in crime detection and conviction. Further details can be found at computersharecaresProjectssouthafricaPagesMikeThomsonTrust. aspx . Business Against Crime160South160Africa (R350160000) Business Against Crime South Africa (BACSA) was established in response to a call from Nelson Mandela, during his time as President of South Africa, for the business community to join the fight against crime. BACSA has two distinct roles. The first is to get businessrsquo ldquoown house in orderrdquo by eliminating crime-enabling processes, systems and approaches, and improving crime prevention measures within the control of business. The second is to partner with the government, when invited, by sharing expertise, information, processes and technologies resident in business. These roles are fulfilled primarily by mobilising business skills and resources in government-defined areas of need, and the strategic alignment and coordination of businessrsquo anti-crime strategies and priorities. BACSA is totally reliant on the commitment and generosity of companies. Further information can be found at bac. org. zaabout. html . FW de Klerk Foundation160(R100160000) The FW de Klerk Foundation supports and promotes the Constitution through the activities of its Centre for Constitutional Rights. The centre monitors developments that might affect the Constitution, makes submissions to parliament, participates in the national debate on constitutional issues, helps people to claim their rights and opposes unconstitutional action. Further information can be found at fwdeklerk. orgindex. phpenactivities . The Benevolent Fund, managed by the JSE, was set up by JSE stockbrokers and member firms to assist unemployed persons employed by the broking community and the JSE before November 1995 and who find themselves in dire financial circumstances because of their inability to find new employment. At present, an aggregate of R442160600 (2012: R390160100) is distributed among about 156 beneficiaries per month. Beneficiaries are also offered non-financial assistance. The financial assistance described above does not affect the JSE39s cash flow. Recent policy changes have introduced more generous levels of assistance. Community investment and relations as well as all sponsorships and contributions are the responsibility of Siobhan Cleary, Director: Strategy and Public Policy, JSE. JSE Limited Registration number 200502293906 Share code: JSE ISIN No: ZAE000079711 Postal: address Private Bag X991174 Telephone: 27 (0) 11 520 7000 Web: jse. co. za Email: irjse. co. za THE JSE LIMITED REPORTS AND REVIEWS 2013 FINANCIALS DOWNLOAD OPTIONS

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